top of page
  • Professor Ruan Campos

A Ressurreição do Messias Predita no Antigo Testamento

O Antigo Testamento declara a ressurreição corporal de Cristo. Esta doutrina é normalmente entendida por causa do ensino do Novo Testamento. O que não é comumente compreendido é que o Antigo Testamento fundamenta esta mesma verdade. Muitos séculos atrás, Agostinho disse que o Antigo Testamento é revelado no Novo, e o Novo Testamento está oculto no Antigo. Implícito nesta declaração estava o fato de que a revelação de Deus era progressiva. Deus revelou a Si mesmo e ao Seu plano redentor para a humanidade ao longo de um período de 1.500 anos.

Esta revelação foi divulgada ao homem, preceito sobre preceito, bloco de construção sobre bloco de construção, até que Deus chegou ao ponto de revelar tudo o que o homem precisava saber e compreender sobre o Soberano do universo

Grande parte da ambiguidade em torno da revelação anterior dada por Deus através de “sombras” e “tipos” no Antigo Testamento foi substituída por conhecimento e compreensão no cumprimento dessas “sombras” e “tipos” no Novo Testamento.

Por outro lado, quase todas as doutrinas apresentadas no Novo Testamento não eram apenas novas revelações de Deus; antes, eles estavam expondo as mesmas verdades doutrinárias que não foram totalmente compreendidas pelos antigos profetas de Israel. Tal é o caso da ressurreição física e corporal do Messias.


As Profecias do Antigo Testamento A Ressurreição do Messias

Então ele [Jesus] lhes disse: Ó insensatos e lentos de coração para crer em tudo o que os profetas falaram! Não deveria Cristo ter sofrido essas coisas e entrar em sua  glória? E começando por Moisés e por todos os profetas, expôs-lhes, em todas as Escrituras, as coisas a seu respeito. Lucas 24:25-27

Séculos antes de Jesus entrar no cenário da história humana, os profetas da antiguidade escreveram, sob a inspiração de Deus, o evento milagroso e transformador de vidas da ressurreição do Messias. O Salmo 16 e Isaías 53 foram presumivelmente duas daquelas Escrituras às quais Jesus fez referência naquele dia notável na estrada para Emaús para dois discípulos desanimados.

O rei Davi, no meio de sua oração declarando a confiabilidade de Deus, profetizou a futura ressurreição do Messias ( Sal. 16 ). Não é incomum encontrar nas Escrituras Hebraicas declarações proféticas que não eram totalmente compatíveis com a situação histórica da época em que foram escritas. Em vez disso, insistem numa realização futura. Tal profecia é encontrada em Salmos 16:8-10:

Coloquei o Senhor sempre diante de mim; porque ele está à minha direita, não serei abalado. Por isso o meu coração está alegre e a minha glória exulta; minha carne também descansará em esperança. Pois não deixarás a minha alma no sheol, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção.

No versículo 10, a linguagem empregada pelo salmista só pode referir-se ao Messias. É somente Ele, e não Davi, que é referido como o “Santo”. É somente o Messias, e não Davi, que não sofrerá corrupção física porque Ele não permanecerá no sheol (sepultura). A magnitude desta declaração profética foi tão grande que esteve no centro da mensagem comunicada à comunidade judaica em Jerusalém pelo apóstolo judeu Pedro, no primeiro século, logo após a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus. Tornou-se literalmente a verdade fundamental pela qual milhares de judeus naquele mesmo dia reconheceram o messianismo de Jesus ( Atos 2:22-36 ).

Uma passagem igualmente impressionante da Antiga Aliança vem à luz em Isaías 52 e 53. O profeta Isaías detalhou vividamente, em forma de cápsula, 700 anos antes, o ministério do Messias. Uma das porções mais comoventes da Palavra de Deus é encontrada nestes 15 versículos de Isaías 52:13 até Isaías 53:12 . Como poucas outras porções da Palavra de Deus, Isaías abre a cortina para revelar a angústia envolvida no sofrimento substitutivo do Messias pelos pecados do mundo.

O que é pertinente a esta discussão é a ressurreição vitoriosa do Messias que aparece no versículo 10:

No entanto, agradou ao Senhor machucá-lo; ele o fez sofrer. Quando fizeres da sua alma uma oferta pelo pecado, ele verá a sua descendência, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.

Mantendo-se dentro do contexto, a ressurreição do Messias é mais uma vez predita — “. . . ele prolongará os seus dias. . . ”O Messias não é visto apenas em Sua morte, mas é mostrado vivo após Sua morte.


O Antigo Testamento Exige a Ressurreição do Messias

Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado e o governo estará sobre seus ombros; e seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para ordená-lo e estabelecê-lo com justiça e com retidão, de agora em diante para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos realizará isso. Isaías 9:6 , 7

As Escrituras estão repletas de revelação de Deus a respeito de um dia futuro em que o Messias reinará e governará como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Naquele dia, Ele se sentará em Seu trono legítimo de Davi, em Jerusalém. Para que Deus seja fiel à Sua Palavra. Ele deve trazer o Messias da sepultura.

Durante séculos, os homens ansiaram por uma sociedade utópica – uma era em que a paz, a retidão, a justiça e a equidade existissem para toda a humanidade. Os homens têm se esforçado febrilmente para expurgar o mundo da guerra, da fome e da doença – mas mesmo assim essas coisas continuam.

Há séculos atrás. Deus deu a solução para a nação de Israel nas Escrituras Hebraicas. Esta utopia foi prometida na forma de um reino. Seria um tempo em que o próprio Deus, como Messias, reinaria e governaria como Rei dos Judeus e Soberano sobre toda a terra ( Is 11.1-10 ).

Um estudo sistemático do Messias no antigo Testamento revela que haveria um “Ungido” específico de Deus – o servo de Deus, que viria e libertaria Israel. Este seria “ungido” por Deus para realizar um ministério específico na terra. Ao longo da história, muitos judeus procuraram um tempo em que experimentariam paz, justiça e retidão na face da terra – quando pudessem ter paz interior com Deus e paz exterior com o homem.

Um texto profético muito importante referente a este aspecto do ministério do Messias é trazido à luz na perspicaz declaração de Isaías citada acima ( Is 9: 6 , 7 ). O mais importante nesta revelação é Aquele que é apresentado como ninguém menos que Deus em carne, estabelecendo e mantendo Seu reino na terra. Ele é mostrado tanto como um ser humano, um descendente do povo hebreu, quanto ao mesmo tempo como uma Deidade, pois é um filho dado por Deus referido como “O Deus Forte. Ele é descrito como Aquele que controlará totalmente a sociedade humana, introduzindo finalmente a retidão, a justiça e a paz na terra.

O profeta judeu Jeremias, de maneira semelhante, falou de um dia futuro quando alguém nascido da linhagem de David seria rei e executaria justiça e justiça na terra ( Jr 23: 5 , 6 ). Será nesta altura que Israel desfrutará da segurança e da paz há muito procuradas. Deve-se notar, no entanto, que isso é realizado através do Messias, que remonta à linhagem de Davi e mais uma vez referido como Deus em carne, como Ele é chamado de “Senhor justiça nossa”.

O profeta Zacarias, a quem Deus usou para revelar grande parte da história futura, não apenas pintou um quadro do Messias real, mas literalmente ao mesmo tempo insistiu também no ministério sofredor do Messias. Este duplo ministério exige a ressurreição do Messias.

Alegra-te muito, ó filha de Sião; grita, ó filha de Jerusalém; eis que o teu Rei vem a ti; ele é justo e tem salvação; humilde, e montado num jumento, e num jumentinho, cria de jumenta. E de Efraim exterminarei os carros, e de Jerusalém os cavalos,  e o arco de guerra será destruído; e ele anunciará paz às nações; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o rio até os confins da terra. Zacarias 9:9 , 10

Insiste-se na ressurreição do Messias entre estes dois versículos, embora não tenha sido declarada. No versículo 9, o retrato do Messias sofredor revela que Ele é Aquele que vem em humildade, humildemente, montado num jumento e proporcionando salvação ao Seu povo (sem dúvida, uma referência ao Domingo de Ramos, quando Jesus cumpriu esta declaração nos mínimos detalhes). O versículo 10 continua mostrando o Messias como Aquele que reinará e governará a terra, estabelecendo a paz. Aqui Ele é visto não como o Messias sofredor, mas sim como o Leão da Tribo de Judá – o Messias vitorioso e real. Além da ressurreição física do Messias, não há explicação de como Ele cumpre o ministério vitorioso do Messias, conforme descrito no versículo 10.

Uma das declarações mais surpreendentes da Bíblia foi feita quando Deus revelou que Ele era Aquele que foi traspassado:

E derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram, e chorarão  por ele, como quem chora pelo seu único filho, e ficarão amargurados por ele, como quem chora amargamente pelo seu primogênito. Zacarias 12:10

Esta profecia foi feita muitos séculos antes da crucificação de Jesus, o Messias, e deve ter deixado Zacarias muito perplexo. Para entender este versículo significativo nas Escrituras, ele deve ser interpretado corretamente. Os capítulos 9, 10 e 11 olham para o futuro, tanto para o tempo de angústia de Israel (muitas vezes referido como o problema de Jacó, ou as 70 semanas de Daniel) como para o próprio período do Reino.

É quando o Filho de Deus retorna à terra para inaugurar o Reino e redimir fisicamente Israel que Ele revela que retornará como o “transpassado” que reinará e governará fisicamente sobre a face da terra. Além disso, o luto da nação de Israel e a sua volta para Deus só podem ser compreendidos à luz do seu reconhecimento de quem realmente é este “Transpassado” e do seu papel no passado na realização disto.

Reconstituir a história de Israel, começando com a promessa e a profecia deste dia mais desejado da história, revela que este reino ou era utópica ainda está por vir.

Igualmente evidente é que o Messias também deverá aparecer no cenário terrestre para cumprir o programa de Deus para Israel e toda a sociedade humana. Para que o Messias, que é o “transpassado” volte à terra cumprindo as Escrituras proféticas, é óbvio que a Sua ressurreição corporal, depois de ser transpassado , é EXIGIDA.


O Antigo Testamento Requer a Ressurreição do Messias

Pois eu sei que o meu Redentor vive e que estará sobre a terra no dia mais gordo; E embora depois de minha pele os vermes destruírem este corpo, ainda assim em minha carne verei a Deus, a quem verei por mim mesmo, e meus olhos verão, e não outro; embora meu coração se consuma dentro de mim. Jó 19:25-27

 Um exame bíblico do plano redentor de Deus insiste na ressurreição corporal do Redentor, bem como no Seu sacrifício vicário e substitutivo. O desejo e plano de Deus para a humanidade é que a humanidade experimente um relacionamento pessoal e comunhão com Ele para sempre. A vitória sobre o pecado, Satanás e a morte deve ser alcançada para que o programa de Deus se concretize. A verdade da vida após a morte na forma corporal remonta ao patriarca. Jó, ele mesmo. Ele declarou com segurança que no último dia estaria na terra, literalmente face a face, com seu Redentor, conforme citado acima em Jó 19:25-27 .

Várias verdades importantes foram compreendidas por este patriarca. Primeiro, ele entendeu que precisava de redenção – que precisava reconciliar-se com Deus. Segundo, que o próprio Deus era seu Redentor. (Um redentor humano teve que entrar na história humana para pagar o preço da redenção do homem; portanto, Jó previu o dia em que seu Redentor estaria fisicamente na terra.) Terceiro, ele entendeu que a redenção significava vida eterna. Em quarto e último lugar, esta vida eterna seria num corpo físico e carnal glorificado.

A vida eterna no Céu num estado físico e corpóreo era conhecida séculos antes da revelação do Novo Testamento. Tanto Enoque quanto o profeta Elias foram arrebatados corporalmente ao céu sem experimentar a morte física para estarem com o Senhor para sempre (Gn 5; 2 Reis 2 ). O profeta Daniel anuncia as boas novas de que haverá vida após a morte e que esta vida estará na carne ( Dan. 12: 2 ). Para alguns, será uma felicidade alegre por toda a eternidade na presença de Deus, enquanto para outros será uma angústia eterna – condenados e separados do Todo-Poderoso para sempre. O ensino da ressurreição corporal certamente não é um ensino apenas do Novo Testamento, mas, como já foi evidenciado, aparece em todas as Escrituras do Antigo Testamento.

A base para esta vida eterna é construída sobre o ato redentor do próprio Deus em favor de Sua criação. Tudo começou logo na queda do homem, conforme registrado em Gênesis, capítulo 3. Imediatamente depois que Adão se tornou voluntariamente desobediente aos mandamentos de Deus, o relacionamento que o homem tinha com Deus sofreu uma ruptura e deixou o homem em um estado pecaminoso, incapaz de desfrutar deste relacionamento e comunhão que Deus planejou.

É neste contexto que um Deus amoroso, misericordioso e bondoso anunciou o Seu plano de redenção para a humanidade. Deus prometeu que Satanás, que foi o enganador de Eva, receberia o devido castigo através da “semente da mulher” (o Messias de Deus). Satanás receberia um golpe esmagador na cabeça, resultando em morte. Ao mesmo tempo, a “semente da mulher”, que reconcilia o homem com Deus. sofreria um golpe no calcanhar, resultando na vitória sobre Satanás, o pecado e a morte. Este “golpe no calcanhar”, em contraste com o “golpe na cabeça”, não será um golpe mortal no mesmo sentido, mas sim uma ferida. Ele sofreria a morte física, mas não ficaria na sepultura e veria a corrupção, como já apontado no Salmo 16 . Em vez disso, Ele seria vitorioso sobre o pecado, Satanás e a morte através da Sua ressurreição ( Gn 3.15 ). Se o Messias permanecesse na sepultura, então Ele próprio não seria o vencedor da morte. Então aquele “golpe no calcanhar”, conforme descrito em Gênesis 3:15, foi impreciso, e a esperança e segurança que os profetas do passado tinham foram equivocadas. A Palavra de Deus, porém, insiste numa ressurreição corporal. Isto é lindamente ilustrado nas festas de Israel, conforme registrado em Levítico, capítulo 23. As festas de Jeová não só tiveram uma importância no dia em que foram dadas a Israel, mas igualmente importante, a Bíblia revela que elas eram profético. Eles mostram o programa de Deus para Israel ao longo da história humana.

A primeira festa, a Páscoa, fala de redenção e aguarda com expectativa o Messias Jesus como o verdadeiro Cordeiro Pascal que proporciona o potencial para Israel e toda a humanidade serem redimidos. A segunda festa, Pães Ázimos, refere-se à santificação, indicando que o povo redimido de Deus deve viver uma vida santa. A terceira festa, cronologicamente, é a festa das Primícias. Revela a bela verdade da ressurreição do Messias e a promessa de que todos os que pertencem a Ele um dia desfrutarão a vida eternamente com Deus em corpos físicos glorificados.

Cerca de 3.500 anos atrás, Israel deveria trazer os primeiros frutos da colheita a Deus como uma oferta movida. em troca, tinham a garantia de que Deus traria o restante da colheita no devido tempo. de maneira semelhante, Deus um dia traria Seu Messias da sepultura, tornando-se as Primícias da ressurreição. Aqueles que depositassem sua fé e confiança Nele também seriam vitoriosos sobre a morte e viveriam eternamente com Deus.


Tradução: Ruan Campos

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page