top of page
  • Professor Ruan Campos

Como serão nossos corpos ressuscitados?


Todo ser humano receberá um corpo ressuscitado preparado para a eternidade. Os redimidos irão para o céu, e os não redimidos serão atormentados no Lago de Fogo para sempre (Dn 12:2; Jo 5,24,29; Apocalipse 20:11–15).

O corpo ressuscitado do crente será como o de Cristo. O apóstolo João disse: "Quando Ele [Cristo] for revelado, seremos como Ele" (1 Jo 3,2). O apóstolo Paulo disse que Cristo "transformará nosso corpo abatido para que seja conforme ao Seu corpo glorioso" (Fp 3:21).

Como nosso corpo será como o de Cristo? Em Seu corpo pós ressurreição na Terra, Jesus era reconhecível. Ele podia aparecer e desaparecer (Lc 24,31). Podia andar, falar e comer. Ele possuía cicatrizes, mantinha Sua aparência e subiu ao céu. Ele não estava preso pela gravidade, pelo tempo ou pelo espaço; e podia viajar à vontade. Ele podia passar por portas e paredes fechadas (Jo 20,19-30; 21:25; Atos 1:3, 11). Poderemos fazer o mesmo.

Em 1 Coríntios 15:42–49, Paulo descreveu quatro maneiras pelas quais os corpos ressuscitados dos verdadeiros crentes em Jesus Cristo serão diferentes dos corpos mortais:


(1) Os corpos mortais se deterioram, morrem e se transformam em pó. Nossos corpos ressuscitados nunca se cansarão, se deteriorarão ou morrerão (1 Pe 1:3–4). Os corpos mortais são corruptíveis (perecíveis); os corpos ressuscitados serão incorruptíveis (imperecíveis, 1 Coríntios 15:42).


(2) Os corpos mortais são "semeados em desonra" e "ressuscitados em glória" (v. 43). Eles são imperfeitos, possuindo uma natureza pecaminosa. Mas os corpos ressuscitados serão ressuscitados perfeitos, sem uma natureza pecaminosa.


(3) Os corpos mortais são fracos. Nossos corpos ressuscitados serão "ressuscitados em poder" (v. 43) e serão físicos, mentais e espiritualmente poderosos e perfeitos. Eles não precisarão de descanso, comida, sono, oxigênio ou cuidados médicos. Um corpo mortal não pode ser eterno nem entrar no céu.


(4) Nossos corpos humanos são "semeados" como corpos naturais e "ressuscitados" como corpos espirituais (v. 44). O corpo natural traz a imagem de Adão pecador; o corpo espiritual traz a imagem de Cristo, o "Homem celestial" (vv. 48–49).

Nossos corpos naturais estão sujeitos às leis naturais e um dia morrerão. Nossos corpos espirituais não terão carne ou sangue nem estarão vinculados pelas leis da natureza e da morte. Eles serão adequados para a eternidade e animados pelo divino Espírito e poder de Deus.

Todos os verdadeiros crentes em Jesus Cristo receberão seus corpos ressuscitados no arrebatamento da igreja (1 Coríntios 15:51–52; 1 Ts 4:13–18). Os crentes do Antigo Testamento ressuscitarão imediatamente antes da Segunda Vinda de Cristo (Dn 12:1–3).

As Escrituras silenciam sobre certos detalhes, como a idade, a aparência, a altura e o peso que os indivíduos possuirão em seus corpos ressuscitados e glorificados.


Tradução: Ruan Campos

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page